Fabricação de instrumentos com mercúrio será proibida a partir de 2019

Fabricação de instrumentos com mercúrio será proibida a partir de 2019

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estipulou a proibição, a partir de janeiro de 2019, da fabricação de produtos médicos que contenham mercúrio em sua composição, como termômetros e aparelhos de pressão (esfignomanômetro). A Anvisa aponta que essa é uma substância altamente tóxica e perigosa e seu uso continuado pode disseminar uma contaminação globalizada.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), que já havia se manifestado contra a comercialização de produtos que contivessem mercúrio, incentiva o desenvolvimento e implantação segura de outros produtos que atuem com o mesmo objetivo, mas sem o uso da susbtância.

Como muitas pessoas costumam guardar em casa termômetros antigos, é necessário orientar a forma consciente do descarte desse material, que não deve ir para o lixo comum porque pode contaminar o meio ambiente.

A contaminação causada por 1,2 miligramas de mercúrio pode resultar em doenças como bronquite química e fibrose pulmonar. Para se ter uma ideia, um termômetro doméstico contém, aproximadamente, 3 gramas da substância – então, fica claro que basta uma quantidade muito pequena para causar problemas bem sérios. As empresas têm o prazo de dois anos para se adequar à nova regra.

O mercúrio é uma substância tóxica e o seu descarte deve ser feito da forma mais consciente possível e no local adequado.

Se o líquido se espalhar, isole o mercúrio da melhor forma possível, numa jarra ou vidro com tampa selante. Use luvas de borracha para isso e junte a substância com um papelão. Não use de forma alguma, aspirador de pó ou vassoura. Se o mercúrio evaporar, corre o risco de você aspirá-lo e isso causaria sérios danos a saúde.

Mantenha o recipiente no local seguro e procure no seu bairro o local de descarte para lixo tóxico. Procure fontes oficiais, de preferência do governo. O mesmo vale para os produtos que usem mercúrio em sua composição, e que não necessariamente estejam quebrados.

Cuidado para não entrar em contato com sua pele, caso isso ocorra, tome um banho imediatamente e jogue for a suas roupas.